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O que empreendedores precisam saber sobre marketing de inclusão

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Antes de falarmos sobre por que os diretores de empresas devem se preocupar com Marketing de Inclusão, vamos primeiro definir o conceito. No post “Por que Marketing de inclusão deve estar em sua agenda para 2016?”, publicado em seu blog, Jessica Fish, especialista sobre o tema, afirma que:

marketing de inclusão

“Marketing de inclusão é marketing para nichos específicos, sem focar em estereótipos. Os empreendedores que investem em acessibilidade sustentam um papel importante na criação de uma cultura representativa e plural, que se empenha para entender as diferenças entre os seus públicos, promovendo um ambiente de comunhão”.

O futuro do Marketing de Inclusão

O marketing focado para pessoas com deficiência está se tornando cada vez mais difícil de ignorar devido ao tamanho deste mercado consumidor. Segundo a Fecomércio, o mercado brasileiro de produtos e serviços para pessoas com deficiência movimenta mais de R$ 4,5 bilhões ao ano (dado de 2014). Já de acordo com o IBGE (2010), o Brasil tem 46 milhões de pessoas portadoras de deficiência, correspondendo a 24% da população. O segmento é composto de 42% de pessoas das classes A e B, 44% da classe C e 14% das classes D e E. Alem disso, o mercado mundial de produtos e serviços para pessoas com deficiência fatura anualmente cerca de USD 1.85 bilhão.

No passado, a publicidade representou timidamente as pessoas com deficiência. Recentemente, no entanto, de olho neste mercado, alguns anunciantes incluíram o tema em suas campanhas. Um bom exemplo é o comercial da BMW com os paratletas dos Estados Unidos, em apoio aos jogos da Rio 2016. O comercial de Natal da Apple, que contou com a participação de Stevie Wonder, é outro exemplo.

Construindo um ambiente digital acessível

Ter campanhas publicitárias com mensagem de inclusão não é o suficiente.
Uma peça publicitária não vai amenizar a frustração dos clientes com deficiência que tentam se conectar com a sua marca no ambiente digital, porém sem sucesso.

Os empreendedores devem se fazer as seguintes questões:

  • Como seria navegar no meu site sem um teclado ou um mouse?
  • As pessoas com deficiência encontram a informação que precisam com facilidade?
  • É possível que uma pessoa com uma deficiência realize uma transação ou faça uma compra online?

Marketing Digital Inclusivo & a experiência do cliente

Uma pesquisa recente mostrou que 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais para ter uma melhor experiência, mas apenas 1% dos clientes sente que as marcas correspondem de forma consistente às suas expectativas.
Para entrar neste mercado, os empreendedores devem investir em pontos de contato com o cliente, especialmente no ambiente web e em dispositivos móveis.

Ter um site inclusivo vai além de aderir aos critérios das Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web, a (WCAG) 2.0. É preciso também promover a acessibilidade.

O design inclusivo também pode ser mais fácil e atrativo, para que esses clientes se envolvam com o site como qualquer outro consumidor.
O marketing digital inclusivo permite que esse público agora possa fazer compras online, pesquisar por produtos e serviços, realizar transações financeiras e ter uma experiência como um consumidor de uma marca multicanal.

Os empreendedores que investem em seus clientes com deficiência irão colher os frutos: fidelidade à marca e possibilidade de expandir seus negócios em um grupo de grande representatividade.