O Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência a no Trabalho une empresas e organizações de renome, mostrando que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é estratégico para negócios e transformador para a sociedade.

Contratar funcionários apenas para cumprir a lei sem avaliar habilidade, vocação e a capacitação é uma prática prejudicial à empresa.
Apostar em pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, deficiência visual, auditiva ou intelectual representa a compreensão sobre diversidade nos dois lados do balcão.
Práticas inclusivas no ambiente de trabalho e a promoção da diversidade precisam fazer parte da estratégia de negócios de todas as empresas.
É bom para os negócios e alavanca as vendas.
Essa é premissa básica da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), grupo formado em 2012 por corporações brasileiras.
Em 20 de outubro de 2016, a REIS assinou o ‘Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência’, com chancela da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que estabelece metas e diretrizes para promover uma cultura interna e um ambiente inclusivo e acessível nas empresas.
Ela cria um diagnóstico e o monitoramento do progresso das organizações para a inclusão, além de avaliar constantemente o interesse genuíno das empresas envolvidas em cumprir os compromissos assumidos.
Liderada por Abril, Accenture, Ernst & Young Terco, Gtcon, IBM Brasil, Magazine Luiza, Natura, Oi, Raia Drogasil, Serasa Experian, TozziniFreire Advogados e Via Varejo, a iniciativa considera princípios, leis e normas de respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
Tudo isso é feito com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015) e a Carta de Compromisso da Rede Global de Empresas e Deficiência da OIT (Charter Principles – ILO Global Business and Disability Network).
Cinco compromissos pela inclusão
Na carta assinada, o grupo define cinco compromissos pela inclusão de pessoas com deficiência:
- Comprometer a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos das Pessoas com Deficiência.
- Desenvolver políticas e procedimentos com vistas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização.
- Promover cultura e ambiente inclusivos e acessíveis a todas as pessoas com deficiência.
- Comunicar e educar para o respeito dos direitos e deveres das pessoas com deficiência.
- Incluir a questão da deficiência na estratégia da empresa, bem como no planejamento de produtos, serviços e atendimento a clientes.
A rede integra atualmente 96 corporações, unidas na missão de reunir e mobilizar empresas no Brasil para promover a inclusão de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, deficiência visual, auditiva ou intelectual no mercado de trabalho.
Isso é feito por meio do compartilhamento de conhecimentos e identificação de boas práticas, da articulação de contatos, parcerias e projetos para o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos, visando a qualificação profissional e a facilitação da contratação e retenção.
O objetivo é tornar-se depositário do conhecimento compartilhado e referência de articulação e liderança de ações que ampliem o grau de empregabilidade das pessoas com deficiência no Brasil.
Para saber mais, acesse: http://www.redeempresarialdeinclusao.com.br.
Inovação para acessibilidade digital
A eSSENTIAL Accessibility desenvolveu soluções abrangentes de acessibilidade que ajudam organizações a seguir as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG), além de alcançar e manter o cumprimento de normas e regulamentos.
Isso inclui a integração de serviços de avaliação e correção de conformidade com tecnologia assistiva para oferecer uma experiência transformadora para pessoas com deficiência.
Conheça as soluções da eSSENTIAL Accessibility para seu site: https://www.essentialaccessibility.com.br/pt-br/the-solution/