O uso de Web Content Accessibility Guidelines ajuda desenvolvedores e lideranças a eliminar barreiras para pessoas com deficiência na internet.

Seguir as diretrizes de acessibilidade para o conteúdo da web é uma forma concreta de torna um site realmente acessível.
A Internet.org afirma que 53% da população mundial tem acesso à internet, o que equivale a quatro bilhões de pessoas.
No Brasil, segunda a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 64,7% da população acima de 10 anos está conectada.
Entre os cidadãos brasileiros com deficiência, ressalta a PNAD, 57% usam com frequência a internet, aproximadamente 26 milhões de pessoas.
WEB CONTENT ACCESSIBILITY GUIDELINES
As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0 contemplam diversas recomendações para tornar o conteúdo da internet totalmente acessível.
Os critérios são testáveis e não dependem de tecnologia específica. A primeira versão das métricas foi publicada maio de 1999.
Web Content Accessibility Guidelines abrangem um largo espectro de deficiências físicas, sensorias e intelectuais, mas servem a todos os públicos.
Informações contidas no guia de conteúdos acessíveis facilitam a navegação também para idosos e pessoas com baixo conhecimento sobre tecnologia.
Acessibilidade web não depende apenas de conteúdo acessível, mas de promover a navegação rápida e fácil, com independência e autonomia.
NORMAS DE ACESSIBILIDADE WEB
Para promover a inclusão digital, Web Content Accessibility Guidelines estabelecem diferentes níveis de abordagem, como princípios e avaliações de sucesso.
Para entender a importância da acessibilidade web, é fundamental refletir sobre como cada indivíduo, inclusive com deficiência, navega pela internet.
Desconhecimento ainda é a principal causa de impedimentos à acessibilidade digital, principalmente sobre o que significa conviver com uma deficiência.
Desta forma, Web Content Accessibility Guidelines incluem também as falhas mais comuns, documentadas com exemplos e liberação de códigos atualizados.
A combinação de tecnologia com as boas práticas de acessibilidade web pode transformar a inclusão digital em uma realidade global.
COMPLIANCE PARA ACESSIBILIDADE
Os serviços de acessibilidade digital da eSSENTIAL Accessibility ajudam empresas a permanecer em compliance com as orientações da WCAG 2.0 e, consequentemente, a fidelizar seus clientes.
Nossos testes são feitos por pessoas com deficiência que usam tecnologias assistivas para avaliar websites, APPs, com análise de cada etapa do projeto e sua eficiência.
Aplicamos testes progressivos contínuos que seguem a metodologia W3C para garantir conformidade com os requerimentos de acessibilidade apropriados.
Além disso, alinhamos documentos PDF à diretrizes para garantir conformidade com as recomendações relevantes, e garantimos ainda que áudios e vídeos estejam acessíveis a todos, com legendas, transcrições e audiodescrição.
BROWSER ACESSÍVEL DA ESSENTIAL ACCESSIBILITY
O app para acessibilidade digital eSSENTIAL Accessibility permite navegação livre na internet e uma experiência completa para pessoas com deficiências.
Pessoas que convivem com restrições de diversos tipos precisam das tecnologias oferecidas pela eA para a garantia de sua independência.
Nosso app para acessibilidade digital tem cursor controlado por face tracking, substituição de toque, mouses alternativos e leitor de tela.
Oferecemos ainda cursor ‘easy grid’, clique visual, cursor comandado por voz e até controle de joystick da cadeira de rodas.
É a evolução do app para pessoas com deficiência navegarem na internet ou em redes corporativas com autonomia e segurança.