Dia Mundial da Pessoa com Deficiência: empresas oferecem de graça app eSSENTIAL Accessibility® aos internautas com deficiências física e visual

publicado:

Pessoas com algum tipo de deficiência lutam, diariamente, por inclusão social, e a tecnologia assistiva é uma importante aliada neste processo. No Brasil, algumas empresas e instituições estão cumprindo seu papel, disponibilizando gratuitamente uma ferramenta inovadora, capaz de dar acessibilidade no ambiente digital a quem precisa. Companhias como Renner, Magazine Luiza, BRF, Tok&Stok, Hering, Estapar e o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, Mastercard, 3M, Merck e Samsung, além da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (SMPE) e do Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), oferecem em seus sites o app eSSENTIAL Accessibility®

O eSSENTIAL Accessibility® é um app para computadores pessoais, que auxilia os usuários com dificuldades de controlar o mouse, usar o teclado ou ler na tela. O download é feito uma única vez e é gratuito para o usuário final. Na prática, o app funciona como um navegador com recursos de acessibilidade, como por exemplo o que permite controlar o cursor com movimentos do rosto e comandos de voz, leitor de página, teclado na tela, além de outros. Pessoas com dificuldades de movimentação, deficiência visual moderada, dislexia, iliteracia e outros problemas que dificultam a leitura podem ser beneficiadas.

“De acordo com o último Censo do IBGE divulgado em 2010, cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no Brasil, o que representa mais de ¼ da população, sendo que mais de 15 milhões de pessoas se encontram em situações mais severas”, explica Aurélio Pimenta, diretor da eSSENTIAL Accessibility® no Brasil.

Um dos parceiros da eSSENTIAL Accessibility® no Brasil, o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, disponibiliza o aplicativo para ser baixado em todos os seis portais da organização.  A implementação da ferramenta se deu de forma gradual, começando pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), em função da presença do Núcleo de Acessibilidade (Nace) na universidade.

“A adoção de um app de tecnologia assistiva nos portais de nossas instituições teve como propósito beneficiar as pessoas com deficiências, dando-lhes autonomia e permitindo que elas não só naveguem, mas também contribuam com a instituição, melhorando o atendimento aos nossos alunos e à comunidade externa”, afirmou Stephania Fincatti, gerente de marketing digital da Cruzeiro do Sul Educacional.

Uma das empresas pioneiras a disponibilizarem a eSSENTIAL Accessibility® no e-commerce de varejo, a Magazine Luiza acredita que o aplicativo tem um papel de inclusão desses usuários com necessidades especiais à internet. O diretor de e-commerce do Magazine Luiza Decio Sonohara disse que no Brasil, esse público é digitalmente excluído por algumas empresas, que acabam deixando de lado iniciativas que contribuem para incluí-los também social e economicamente. “A decisão de buscar um parceiro que oferecesse uma solução para este público surgiu da necessidade de exercer nosso papel na sociedade e, consequentemente, possibilitar a eles uma experiência de compra diferenciada para que possam ter a escolha de comprar pela internet”.

Além de empresas de e-commerce e instituições de ensino, organizações que não lidam diretamente com o cliente final, já aderiram à coalizão eSSENTIAL Accessibility®. Isso porque o programa também oferece suporte em comunicação e marketing voltado à comunidade com deficiência, informando que responsabilidade social é importante para estas organizações.  Este é o caso da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo. Que vem a ser o único órgão governamental do país a oferecê-lo em seu site.

“Quando pensamos em acessibilidade, o que geralmente nos vêm à mente são as barreiras arquitetônicas, como a falta de rampas para pessoas em cadeira de rodas. Mas o conceito é muito mais amplo e inclui também adaptações necessárias para que todos tenham acesso ao conteúdo disponibilizado na internet, assim como em outras fontes de informação, de serviços e de comunicação. E a Prefeitura de São Paulo, com apoio da eSSENTIAL Accessibility®, assume o compromisso de oferecer à população com deficiência uma ferramenta que proporciona autonomia no acesso à rede mundial de computadores”, comenta a secretária de Marianne Pinotti.

Os softwares existentes no mercado para atender à demanda de pessoas com deficiência podem custar até milhares de reais. Ao oferecer o app gratuitamente, estas instituições estão contribuindo para a inclusão da comunidade com deficiência e promovendo a fidelização destes como clientes.

Sobre a eSSENTIAL Accessibility®

A eSSENTIAL Accessibility® é uma empresa canadense com seis anos de atuação no mercado de tecnologia assistiva. Foi criada pelos canadenses Simon Dermer e Spiro Papathanasakis, profissionais que trabalharam anos para as maiores organizações de assistência médica e de reabilitação na América do Norte.

A companhia, que trabalha para mais de 120 empresas, atua nos EUA, Canadá, Austrália e Brasil e está começando a expandir sua presença para outros países do mercado da América Latina.